sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Modernity Status: Trololo

Século XXI. Era Digital. Geração Alfa. Sei lá quais os outros nomes que são usados para definir modernidade em cada âmbito. E também não importam esses nomes, afinal eles mudam a cada 3 meses. Kinda status de periguete no Facebook. O que me chateia mesmo na modernida é a característica superficial que as coisas ganharam nos últimos tempos.



Por exemplo, antigamente, ir ao cinema era prazeroso, era motivo pra reunir os amigos, tomar uma coca-cola e colocar o assunto em dia. Agora? Bem, deixa sair uma cópia decente pra download que eu vejo. E visitar a casa de um amigo? Nossa! Era farra, risada, comilança, jogatina sem hora pra acabar. Hoje? Saudade a gente mata pelo Facetime. Que coisa deprimente!
Hoje não há prazer nas coisas mais simples e por mais que pareça clichê pseudo-intelectual, é a verdade. Quem se dá ao trabalho de ensinar o filho/primo a andar de bicicleta? Mais fácil é dar um Wii pra criança de 7 anos pra ela não te encher o saco. Brincadeira das crianças de hoje nem passa perto de árvore, elástico e bola. O máximo de movimento que elas fazem é mexer no nunchuk. Claro que eu apoio a influência geek na vida dos pequeninos, mas tudo que vem em excesso, caríssimos, estraga.
Daí que eu vivi uma infância ótima sem vídeo-game (meu primeiro console foi aos 17 anos, quando meu avô me deu de natal, a contragosto de mamãe. Mas eu já era gamer graças às boas amizades. hahahaha). E não acho que isso vá ser um sofrimento pra nenhuma criança.
O bagulho tá tão frenético que, caso você não tenha um smartphone ou iTouch pra ficar ligado, você é um ET. Se seu amigo some por, sei lá, 48 horas do facebook, você já pensa que a internet dele deu pau e que ele vai perder o bolão do UFC. Pra quê ligar pra saber, né? Manda uma DM pelo twitter!



A grande dualidade da vida moderna é que quanto mais a gente se conecta, mais a gente se perde. Perde-se a realidade, a convivência, os prazeres pequeninos da presença. Sem falar nos mal-entendidos de msn, né? Você fala um, a pessoa entende 37 e você acaba explicando 42. Como é que fica isso aí? Por Que ter uma das maiores ferramentas da humanidade contra ela mesma? Pessoas, vamos estreitar os laços. Ver os amigos (em carne, osso e espinhas) uma vez por semana é saudável, é bom demais! Nem sempre é fácil ajustar as agendas apertadas nos períodos de rotina e tal. Mas nessas férias? OXENTE! Coisa mais fácil é fazer uma socialzinha suculenta em casa!


Cansei de falar disso. Chato imaginar que meus netos vão acabar tendo robôs vivendo no lugar deles.

Beijo, queijo e 2 encontros por semana.
Ray /:

Nenhum comentário: